Sempre odiei a segunda feira … bom até aí nenhuma novidade. Bilhões de terráqueos como eu, também odeiam com ardor esse dia da semana. Os mesmos que como eu, também amam a sexta feira, que foi eternizada pelo meme sextou, cujos créditos são de Safadão ou Bunitinho? , que os gringos torcem o nariz porque confundem com o sex to u, que não tem nada de inocente…


Mas eu sinceramente achava que ao me aposentar, a segunda feira seria mais leve pois não teria o cheiro nauseante de querosene, que eu sentia ao pousar quase todas as segundas feiras nos aeroportos de GRU, CGH ou VCP .

Aliás no domingo à tarde, lá pelas 5 horas, ao acordar da minha siesta prolongada devido ao tradicional almoço hiper calórico, meu coração já batia agoniado e eu me via tenso antecipando o futuro, acordando na madrugada seguinte para pegar um vôo em CNF cedinho e já preocupado se eu chegaria a tempo na primeira reunião do dia. Ansiedade é uma merda !
Hoje, as segundas feiras não tem mais cheiro de querosene, mas mesmo assim, ainda me dá um quê de baixo astral … Será que foi a ressaca não alcoólica pela vitória do Galo ontem contra o Fortaleza, ou foi a surra habitual que tomei do André, meu querido parceiro no tênis ou ainda a minha frustração pelo meu ídolo Djokovic não ter levado o quarto Slam da temporada no US Open e com isso não fechar os quatro Slams do ano, como fizeram Rod Laver e Donald Budge, que acordei assim tão sem energia hoje ?

Como eu disse para a minha querida amiga Denise um dia desses, depois de três anos aposentado, ficar de férias eternamente com tempo livre para dar e vender, pode às vezes ser um saco ! Assim como o oxigênio em excesso pode nos matar, o descanso só é gostoso mesmo quando é um contraponto a um dia duro !
Me surpreendi comigo mesmo pela minha reação quando dias atrás, Lucas, meu primogênito, me contou super animado da sua ponte de segunda no ultimo feriado de 7 setembro:
“Ah é… sorte a sua !” foi o que me limitei a dizer e voltei a dormir.
Bem diferente do meu comportamento anos atrás, quando na primeira semana do ano, eu já marcava os feriados e pontes no calendário, como possíveis datas para colocar o pé na estrada à paisana ou mesmo para apenas descansar em BH.
O fato é que hoje às 6:00 hs da manhã, olhando para a janela aberta da sala com uma brisa leve do resto da noite soprando no meu rosto constatei :
“Hoje eu estou sem palpite, será que estou tendo uma recaída com saudade de trabalhar ?”
Aquele trabalho de 100 emails diários para ler e responder, coração saindo pela boca quando o João, meu chefe, pegava no meu pé de um trabalho atrasado para entregar à França ou pior quando um cliente PDV me ligava transtornado reclamando de que a planta dele estava parada por culpa minha.
Serei eu um eterno insatisfeito ?
Quando eu trabalhava, sonhava em não ter que fazer nada num ócio deliciosamente prazeroso, un dolce far niente como falam os italianos. Agora que finalmente consegui a minha alforria, quero voltar a ser cativo?
Não neném, de jeito nenhum ! Querosene novamente só em viagens a passeio !

Bora caçar o que fazer !
Que tal escrever uma crônica sobre o tema segunda feira ?
Rui Sergio Tsukuda – setembro/21
https://aposenteidessavida.com/
Estou aposentada por onze anos. Acho maravilhoso. Escolhi uma rotina entre coisas necessárias é o que gosto de fazer: estudar, ler, escrever. A sociedade capitalista se baseia no trabalho, trabalho alienante, produtividade a qq custo, lucro, lucro…. E a roda viva é tão intensa que nos sacrificamos com as metas e nem sabemos saborear nossas escolhas ( muitas vezes nem se sabe o quê fazer).
Temos que nos reinventar, sair dessa lógica perversa. Saborear o ócio, ter a disciplina de decidir nosso dia a dia.
Rui, que sua segunda seja leve.
CurtirCurtido por 2 pessoas
Ótimo ler depoimentos como esse de quem está nessa vida há mais tempo que eu e a conduz com sabedoria e alegria. Obrigado Léo!
CurtirCurtido por 1 pessoa
A vida que sonhou! Será que não vai cansar um dia,???
CurtirCurtir
Se cansar dessa vida, vou pescar ou escrever uma crônica como eu fiz hoje , meu bem !
CurtirCurtido por 1 pessoa
Rui, adorei!! hahaha
Também sou um inimigo da segunda-feira, como tantos. Porém, ainda tenho muitos anos de trabalho pela frente e sei que preciso fazer dela mais leve. Tenho tentado.
Mesmo quando estava sem trabalhar, e em algum momento batia uma estranha “saudade”, não demorava muito a passar. É como diz um dos mandamentos do baiano: “se der vontade de trabalhar, espere que ela passa”, hahahaha.
Feliz e com uma inveja boa de você, meu amigo!!
Você sabe aproveitar o que o ócio tem a oferecer.
Grande abraço, em breve leio os próximos!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oiee Fábio, bom ter você de volta! Abraço 😙
CurtirCurtir
É Rui segunda feira não é fácil. O serviço que não foi possível fazer na sexta feira, tem que ser resolvido na segunda…
é aquela correria… estou querendo uma segunda mais tranquila, mas ainda vai demorar um pouco. E esta segunda feira esta muitoooo corrida que estou lendo a sua cronica hoje que terça feira… parabéns por mais esta…. continua trabalhando na sua “empresa de sonhos”…. aproveita e faz uma dos seus encontros e aventuras com o tio Seba…. não sei se você já fez
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Tião, boa dica ! Vou incluir na minha lista. Valeu ! abraço
CurtirCurtir
Xar’a, o melhor dia da semana é a SEGUNDONA, pois é o dia que está MAIS LONGE da próxima segunda. Abs.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Hehehe . Valeu Montoro 😗
CurtirCurtir