O telefone tocou daqui pra lá…

Oi pai e mãe!

Poxa, finalmente eu consegui chamar vocês aí no além do universo. Contrariando o que o Chico Xavier disse, que o telefone só tocava de lá pra cá e nunca daqui pra lá, eu dei foi muita sorte e consegui esta chamada.

Mas fico aqui matutando… Porque ainda o Chico não pegou o telefone, uma vez que seja para dar uma ligadinha ao Divaldo? Será que o Emmanuel, puxou a orelha dele avisando que não é ainda a hora?

Bom, eu vou tentar aproveitar muito bem essa janela de oportunidade, porque vai que só tenhamos esta ficha de telefone, não é mesmo? Caso eu perca essa chance, só me restará sonhar com vocês de vez em quando ou acessar as recordações que ficaram gravadas na minha retina, para eu ter vocês dois pertinho de mim mais uma vez.

Mãe, sabe que depois que a senhora partiu, toda vez choro de saudade, quando ouço a sua canção preferida Alfonsina y el mar. Naquele momento, vem à minha mente a senhora cantando essa canção, enquanto cuidava das suas flores na sacada do apartamento de Curitiba.

Começo tranquilizando a senhora que os seus três bebês estão bem. Todos com saúde e com os exames de saúde em dia, mas eu e Caio ainda estamos bem gordinhos… Fica tranquila mãe por favor. A senhora não tem nenhuma culpa da gente ser obeso, desencana de vez vai e não foi a farinha láctea Nestlé que a senhora nos deu quando pequenos, que nos deixou assim! Lembra-se que somos bem grandinhos e que já temos quase 60 anos! Já o Binho, tá num peso legal e tem se cuidado bastante com a alimentação.

Em casa tá tudo bem, graças a Deus. Lucas se formou em engenharia química há alguns anos atrás, isso a senhora já sabe, mas o pai ainda não. Apesar de eu ter tentado dissuadi-lo da ideia dele ser engenheiro, num teve jeito. Eu até pedi ao Alysson – lembra dele mãe?, ele foi meu trainee e a senhora o conheceu em Curitiba – para levá-lo na fábrica de cal em SJL aos lugares mais sujos e quentes da usina, mas não adiantou de nada.

Sabe que depois eu me conformei e percebi que não podia transferir o meu ranço com a profissão para ele, eu não tinha esse direito. Mas ele foi mais esperto que eu e ao se formar já partiu para a área de inteligência de mercado, uma área muito promissora que ele está achando muito interessante.

Já a Fofa, a nossa florzinha de maio, formou-se em Medicina. Ontem na colação de grau dela, lembrei muito de vocês quando a Lapa, amiga dela leu emocionada o texto que ela escreveu homenageando os ausentes. Vocês teriam, muito orgulho desses dois netos mais velhos seus, que já estão formados, independentes financeiramente e encaminhados nas suas carreiras profissionais.

O senhor acertou pai, a Mariana ficou uma moça linda. A Fofa ainda não se casou com o Felipe. A mãe já tinha ouvido falar dele, mas faltou oportunidade para conhecê-lo pessoalmente. Mas o pai ainda não sabia da existência desse gaviãozinho no nosso terreiro.

Ter menina é duro, pai! No começo, eu fiquei meio enciumado, mas depois a gente se acostuma com a ideia. A sorte que nós tivemos, é que esse menino é do bem, admiro muito o seu caráter, os seus valores e o cuidado com as pessoas que mais precisam. Isso ele já está colocando em prática como médico num PSF aqui em Minas.

Eu tenho um amigo, o Wild, que tem duas meninas ainda pequenas. Ele já sofre com a possibilidade delas namorarem. Ele me contou, que em Goiás, tem uma frase assim:

“Segura as suas cabritas, que o meu bode tá solto!” , mas no caso dele, não tem nenhum bode em casa…

Em situação pior tá o Elton, outro grande amigo meu, que tem três meninas. Esse vai ter que comprar logo, logo, uma espingarda de sal bem boa pra espantar os gaviõezinhos!

Essa fala é considerada muito machista hoje em dia, viu pai! Tem que se tomar muito cuidado com esse tipo de conversa. Tem câmeras por todo canto, somos vigiados o tempo todo. Sabia que existem 31 gêneros de sexo e essa lista só aumenta! Por outro lado, eu acho que devagarzinho estou evoluindo. Os não heteros tem que ter o direito de viver em paz. Eles como nós, só estão tentando ser felizes por aqui nessa passagem tão curta, não é mesmo? Os meninos de casa estão nos ajudando nisso, a geração deles tem essa virtude e isso é muito bom.

A boa nova é que agora eu tenho um blog de crônicas desde o ano passado, que se chama Aposentei dessa vida, agora dirijo empresa de sonhos. O nome do blog peguei sem permissão da canção do Marcos Valle Os Dentes brancos do mundo, que gosto muito. Estou feliz, o blog tá bombando!

Como eu estou aposentado da engenharia química, agora posso escrever os textos que não escrevi antes por falta de paz e tempo. Assim realizo esse sonho que estava bem guardado. Pai, sabe quem me deu esse empurrãozinho para eu sair do armário? Foi o Fábio Blanco, jornalista, um menino de luz, neto do Seu Nei e da Dona Marisa de Londrina. Ele é filho da Silvia e sobrinho da Aninha que nadavam na Acel. Lembra-se deles?

Mãe, a Virgínia continua mais kardecista do que nunca, e eu continuo resistindo às suas investidas e permaneço com um tico tico no fubá. Não tanto como a senhora kkkk, mas nunca me entregando de coração e alma a nenhuma religião.

Lembra-se que na família dela é uma mistura de credos? Além de espíritas, tem católicos e evangélicos. Acho legal cada um ter o seu espaço para professar a sua fé e agradecer a Deus, antes das reuniões da família lá em Catalão. Pena que a comida esfria…

Aqui … sabe que o seu querido padre Robson de Trindade de Goiás é chefe de uma quadrilha, que desviou milhões das doações dos fiéis para construir a basílica de lá e comprou até avião e fazenda? E a senhora inocentemente doando dinheiro para ele…

Precisa ver mãe como ficou linda a casa do Caio e da Josi em Maringá. A senhora foi a grande mentora intelectual desta realização. Lembramos um dia desses, quando a senhora, mesmo debaixo de uma chuva forte foi lá e abençoou o lote. Rimos muito eu, Virgínia, Caio e Josi e deu uma saudade sua!

Aqui… o seu neto preferido, o Gabriel tá muito bem, ainda estudando gastronomia. Vou te contar uma fofoca… o danado tá namorando! O nome dela é Bia, a menina é guerreira viu, gostei dela! Já o Felipe, acabou de se formar em engenharia elétrica e trabalha com a Vânia do Marco. É, aquele menino gordinho, emagreceu e ficou um gato! Precisa ver como ele é firme ao defender suas opiniões. Eu, a senhora, Lucas e ele, teríamos boas discussões por horas, como as que sempre eu e a senhora tivemos.

O Binho e Alexandra estão ótimos e felizes. Precisa ver como o Mateus cresceu, logo vai alcançar o pai em altura e já calça 44! É um pescador e golfista como o pai, de mão cheia. Os dois tem um canal no You Tube muito legal que se chama Fishing Life Br, onde eles postam as suas pescarias: https://www.youtube.com/c/FabioTsukuda. Se o pai estivesse ainda por aqui, com certeza iria pescar com eles no mar e ficaria também famoso na internet!

Vocês se deram conta que o Mateus, o neto caçula de vocês, já tem 15 anos! É, o tempo passou.

E o nosso Brasil? Lamento dizer que a coisa aqui tá preta, como o Chico Buarque escreveu ao Augusto Boal na canção Meu caro amigo, que estava no exílio em Lisboa nos anos de chumbo.

Pois é, depois que vocês partiram em 2010 e 2020, muita coisa aconteceu. A mãe sabe, mas o pai não, mas o Bolsonaro, aquele deputado federal que sempre pertenceu ao baixo clero por muitos anos, chegou a presidente do Brasil, trazendo com ele toda a direita que estava adormecida.

Apesar de bem intencionado, eu quero acreditar, ele fez muitas, mas muitas trapalhadas no seu governo e colocou tudo a perder. Ele é muito mal acabado para o cargo de presidente da república. Estamos vivendo na pele, a segunda parte do filme De volta para o futuro. Quando o Biff, já velho e fracassado, volta de 2015 a 1955 com o almanaque no bolso, com todos os resultados das competições esportivas de 1950 a 2000, ficando rico e poderoso, dono de Hill Valley.

Pior que eu votei no Bolsonaro nas eleições de 2018, fugindo do Barbudo. Tenho certeza que o pai como um empresário, também teria votado nele e repetiria seu voto nas eleições de 2022, só para que o Lula não voltasse ao poder. Parecia que ele estava morto e sepultado em 2018, mas como uma Fênix da caatinga ou o Shaolin do sertão, o Lula poderá ressurgir em Brasília pela porta da frente em 2022. Interessante que os bilhões de reais de corrupção desviados nos governos Lula e Dilma, que foram devolvidos pelos empresários, réus da operação Lava Jato, aparentemente nunca existiram.

Já a mãe, ficaria mais uma vez dividida na próxima eleição, entre acompanhar os seus colegas vermelhos sociólogos e a sua origem ruralista de direita. Eu ainda sonho com uma terceira via para 2022, mas tá difícil … Não temos ainda nem a expectativa de uma lampadinha incandescente de 40 velas acesa no final do túnel.

Aqui…. Vocês não irão acreditar, mas apareceu uma doença infecciosa chamada de Covid 19 com potencial de mortalidade muito alto causado por um vírus. O mundo chegou quase a parar em 2020, a Ibovespa B3 chegou a 63000 pontos! Foi na gestão dessa crise sanitária que o Bolsonaro se perdeu de vez…

Todo mundo passou a usar máscara de proteção na cara, igual ao que os nossos patrícios sempre usaram quando estavam gripados nos metrôs e trens do Japão. A gente ria deles, lembram – se disso? O vírus apareceu lá pertinho na China e contaminou o mundo inteiro, matando milhões de pessoas mundo afora. Só aqui foram 630 mil mortes. Tenho certeza que vocês nunca viveram uma situação parecida em suas vidas.

Infelizmente, perdemos amigos e parentes por conta dessa infecção. A Márcia, o tio Kentian, o tio Jorge e o Jaime, primo do pai. Do lado da Virgínia perdemos o tio Seba, o Thiago casado com a Angélica e o Marcos da Celina. O Giuliano, filho da Ivete e do Barbaresco e outros amigos e conhecidos nossos. Mas graças ao bom Deus e os cientistas, surgiu uma vacina a toque de caixa. Meia boca é verdade, mas que quebra um galhão! Com 3 doses, o Covid tem virado uma gripezinha. Aos poucos a nossa vida tá voltando ao normal.

Agora que me dei conta, que estou chovendo no molhado. Vocês aí do outro lado, certamente logo ficaram sabendo do desembarque dos nossos queridos parentes e amigos e com certeza os acolheram com muito carinho e cuidado. Obrigado, viu!

Bom, acho que eu já falei demais. Agora quero só ouvir vocês, tem tanta coisa que eu queria saber…

O que acontece depois que a gente morre? ; Qual o sentido disso tudo? ; Já toparam por aí com a Dona Laurinda, tia Sumile, tio Otoiti e a tia Netian, Dona Maria e Seu Juarez e tantos outros que já partiram daqui? ; Já conheceram o criador, como ele é? ; Porque ele deixa ter tanta injustiça aqui na Terra? ; Como ele bolou tudo isso? ; Tem vida inteligente fora deste planeta? ; Stonehenge foi obra deles, né? ; Tem mesmo juízo final, céu , limbo e inferno / umbral e nosso lar? ; E reencarnação, existe? ; O que vocês fazem para passar o tempo, eternidade é muito tempo, deve ser um saco, né?

E por último, já perguntaram pra Deus ao pé d’ouvido, quem é o pai dele?

Tum, tum, tum, tum, tum, tum, tum, tum! ……………………………………………….

Alô … Alô …. Alô … Pai? Mãe? Vocês ainda estão na linha me ouvindo?

Putz que merda, a ligação caiu! Que pena, bem na hora que eles iriam começar a falar…

Rui, você e a sua língua! A Virgínia tem razão, você vai precisar de um caixão extra só pra ela!

Rui Sergio Tsukuda – fevereiro/22

https://aposenteidessavida.com/

6 comentários em “O telefone tocou daqui pra lá…

  1. Eita Rui, viajei contigo nessa conexão ao além! hahaha.. certamente teus “véios” também receberam a mensagem.
    Parabéns pela crônica, e muito obrigado pela menção a mim e à minha família. Agradeço todo seu carinho, apesar de saber que o “menino de luz” foi excesso da sua generosidade, hehehe.
    Identifico-me com você na questão do tico-tico no fubá da religião.. acho que você está para a Virgínia assim como eu estou para o meu vô! hahaha
    Vozão, inclusive, já leu, o elogiou como escritor e, como espírita estudioso, está trabalhando em uma resposta pra você! Assim que tiver, posto aqui 😉
    Parabéns de novo, amigo! Abração!!

    Curtir

    1. Oiee Fábio, obrigado pelo comentário. Não foi excesso de generosidade, você é um garoto especial. Puxa receber um elogio do Dr Nei vale muito . Agradeça a ele por mim . Admiro muito os espíritas como ele e a Virgínia, invejo a crença deles. Se eu e você a tivéssemos, seríamos pessoas melhores e mais evoluídas. Abraço 😚

      Curtido por 1 pessoa

  2. Rui, você é a prova viva de que existem vida e felicidade após a Engenharia Química. Lucas deve ter se agarrado a isso e eu não consegui reverter a decisão, rsrs. Pelo menos ele está longe da indústria e de olho no mercado. Garoto esperto. Grande abraço a toda a família.

    Curtir

Deixe um comentário