As 24 horas do dia quando eu trabalhava, eram bem mais furiosas e velozes do que hoje em dia. Confesso que agora, tem dias em que o tempo acordado passa arrastado…
Engraçado, quando eu lutava pela vida, eu só pensava em ficar à toa na vida, num dolce far niente sem fim. Mas agora que chegou esse dia, eu me pego com inveja dos que estão na ativa e operantes.
Ai que saudade da correria para entregar um projeto no prazo e nem se fala a falta que me faz, o frio na barriga às vésperas de uma apresentação na sede da empresa ou num cliente importante.

Vai entender, né?
Por isso meus leitores, muito cuidado com o que se deseja. O que a gente chama, algumas vezes vem e a galope!
O Pe Correia, meu mentor no Opus Dei, me dizia que a imaginação é a louca da casa e o ócio é o ambiente fértil para a imaginação. No fundo, o meu mestre católico não queria que a gente pensasse em sexo.
Mas aos 15 anos, ele sabia que o seu conselho dificilmente seria seguido por mim. Ao final da confissão semanal com o Pe Correia, dezenas de Aves Marias e Pais Nossos eu paguei como penitência na capela, pelas equivalentes dezenas de onanismos realizados na semana anterior, em homenagem às minhas musas Bruna Lombardi, Christiane Torloni e Vera Fisher.

Já o grego Aristóteles, afirmava que o ócio é o princípio de todas as coisas, uma vez que ele se volta para alcançar o fim supremo do homem, que é a felicidade.
Nem tanto a Pe Correia, nem tanto a Aristóteles, o fato é que o ócio cansa, como tudo que é bom em excesso. O seu sábado e domingo é bem mais prazeroso que o meu, com certeza. Porque o seu final de semana é um descanso merecido pela sua dura labuta da semana. Já para mim, descansar no sábado e domingo de que?
Hoje para diminuir a minha culpa, sou adepto do ócio criativo que tem pilares no trabalho, estudo e lazer. A música, um dos meus hobbies ou passatempos, cai como uma luva nessa definição. Outro é este blog, que me ajuda a me sentir menos inútil.
Acordei em 2024 com o desejo de explorar a música, esse meu antigo hobby. Desde os 12 anos estou entre idas e vindas com um violão sempre por perto, mas sem nunca me tornar íntimo dele.
Como eu lhes contei na minha crônica: Meu ouvido zero absoluto e relativo https://aposenteidessavida.com/2021/02/02/meu-ouvido-zero-absoluto-e-relativo/, reconheço infelizmente que não fui premiado por Ele com o dom para a música.
Por outro lado, herdei dos meus ancestrais, uma boa dose de determinação e muita disciplina, que somados à paixão pela música, tornam o céu o limite, quando eu quero muito alguma coisa.
Autoestima nas alturas à parte, essa é a minha crença.
E como todo bom atleticano:
– Eu Acredito!

A primeira ação, foi me matricular numa escola de música, a Cavallieri aqui pertinho de casa em BH. Lá comecei a ter as minhas primeiras aulas de canto com a Carol, que tem me ajudado a entender que cantar bem, requer muita técnica e a boa notícia, pode ser desenvolvida.
Lá nas aulas, além do aprendizado vocal, uma ou duas canções por semana são trabalhadas no tom da minha voz, como Clube da Esquina 1 e 2, A Violeira, Sapato Velho, Toada, Travessia… Tocar violão e cantar bem, agora com o uso das técnicas de canto, tem se mostrado bem mais difícil do que eu pensava. Mas o resultado tem compensado o esforço.

Investi também num violão do luthier Samuel Carvalho. Apesar do meu ouvido ordinário, me arrependo porque não troquei de violão antes. Acho que os amantes de vinhos tem a mesma percepção, ao provar um vinho de melhor qualidade de safra e cepa especiais, mesmo não sendo um enólogo juramentado.
Mas o que mais me surpreendeu nesta incursão musical, foi que eu também consigo aprender percussão!
Na Cavallieri é oferecido no combo aos alunos, a opção entre outras, da oficina de percussão com o mestre Aender, todas as quartas-feiras. Trata-se de uma aula coletiva com alunos tocando diversos instrumentos.
Participei de duas aulas sem pegar em nenhum instrumento. Eu sabia que se eu chacoalhasse a minha árvore genealógica, nenhum afrodescendente cairia lá de cima para me ajudar nos ritmos e que somado a minha timidez nipônica, num daria samba, baião, xaxado ou xote.
O professor Aender ou Lampião, foi muito gentil em me acolher e não me tratar como um estranho no ninho. Eu sou muito grato a ele por isso. Um olhar de canto de julgamento dele, já seria suficiente para eu nunca mais aparecer por lá.
Mas na terceira aula eu falei pra mim mesmo:
– Rui, it’s now or never!
Você tem que tocar alguma coisa nessa aula, esqueça de vez que você é japonês, se preciso for vire um copão de saquê e vá para a aula!
E não é que eu soltei a franga sem um gole da bebida!
Comecei no ganzá, que achei ser um instrumento mais amigável. Com a ajuda dos tutoriais no Youtube, mais as dicas do Lampião, num é que dei conta!

Me empolguei tanto, que no dia 20 próximo, tenho a minha primeira apresentação com o grupo de percussão da escola e o mestre Lampião no Make the Music 2024!
Estou tão animado com a percussão, que o próximo passo agora é tocar pandeiro. Mas esse é um desafio bem mais complicado que tocar ganzá. Com uma semana de aulas do Youtube e umas dez horas de treino solo, o ritmo de samba, ainda não deu as caras…
Mas, eu sou teimoso e eu acredito!
Já o ganzá, o violão e as aulas de canto com a Carol, estão indo muito bem, obrigado. Na aula desta semana, será a vez da canção Manuel o Audaz do mineiro Toninho Horta.
Aos novos colegas aposentados e aos que ainda estão na ativa, porque não materializar a música em sua vida?
Não tem aquele ditado popular, que diz que quem canta seus males espanta? Além disso, o ambiente musical é mais leve, descompromissado e com certeza menos sisudo, comparado a outros que você já frequentou.
Fica a dica!
Rui Sergio Tsukuda – junho/24
www.aposenteidessavida.com
Tsukuda San, que alegria ser lembrado por você, e com elogios…rsrs… Sobre “olhar de lado”, só faço isso se estiver impossível eu me movimentar, e mesmo assim, para incentivar, não para criticar. Agradeço muito sua generosidade para comigo, e sobre o pandeiro… Bom, converse na secretaria, larga o Youtube de lado e bora batucar presencialmente… Rsrsrs
ご親切に本当にありがとうございます、友よ。あなたは素晴らしいです!!!
Oss!!!
CurtirCurtido por 2 pessoas
Obrigado professor Lampião pelo comentário, você merece os elogios. Abraço
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que maravilha de texto, que coragem para abrir a alma e deixar todos te verem como realmente é! Muito inspirador!!! 👏🏽👏🏽👏🏽
CurtirCurtido por 2 pessoas
Obrigado Inácio pelo comentário. E parabéns pela sua escola de música, a Cavallieri ! Abraço
CurtirCurtido por 1 pessoa
Boa Tarde!
Sendo rápido e objetivo!…
Mais uma das suas maravilhas em redação. Viajo lendo o que você escreve.
Grande abraço,
Luiz Omar ________________________________
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Luiz Omar, obrigado pela sua gentileza!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Oi Rui, que bonito perceber sua empolgação pela música!! Vi seu ensaio no grupo tocando seu ganzá, muito bom demais!! E como sempre, bela crônica, inspiradora!!! Abraços!!
Em qua, 5 de jun de 2024 18:06, Aposentei Dessa Vida, Agora Dirijo Empresa
CurtirCurtido por 2 pessoas
Oi Neide, obrigado pelo comentário! 😃
CurtirCurtido por 2 pessoas