Putin e o tiroteio no Paraná

Qual a semelhança entre a invasão da Ucrânia realizada nesta semana pelo presidente Putin da Rússia, com o tiroteio no Paraná ocorrido há duas semanas?

A disputa da terra através da violência!

Putin, pensa que está em 1916 quando a Ucrânia ainda fazia parte do império russo. Já Cláudio Silvestre, tinha a mesma certeza de Francisco Pini referente a titularidade da propriedade de 71 hectares em Bom Jesus do Sul – PR.

O mesmo ser humano que rapidamente encontrou uma vacina para o Covid 19 ou que está próximo de enviar uma nave tripulada a Marte, é a mesma capaz de imbecilidades como as citadas acima.

Entretanto, é preciso reconhecer que a raça humana é assim mesmo, uma incoerência entre o bem e o mal, duas personalidades habitando num mesmo corpo. Assim como Dr Jekyll e Mr Hyde viviam no médico londrino Henry Jekyll.

Existem várias teorias porque fazemos guerras. Uma delas que eu mais me identifico é aquela que diz que a guerra é o resultado inevitável da expansão de uma população com recursos escassos.

Mas os recursos na Rússia estavam escassos a ponto de invadir o seu vizinho?

Cláudio Silvestre e Francisco Pini precisaram disputar os 71 hectares na bala, porque eles e suas famílias estavam em vias de passar fome?

Será que se eu estivesse chegando no sítio Duas Alegrias, com a viatura lotada e me deparasse com uma família de sem terras, já instalada dentro da sede recém reformada que fiz com muito carinho, se fartando do bife de ancho e da Coca-Cola da minha geladeira, eu iria calmamente perguntar:

“Pôxa turma, eu entendo a causa de vocês, mas aqui é apenas um minifúndio que dá mais despesas que receitas, poderiam se retirar por favor?”

“Ah vocês se recusam a sair … “

“Desculpe-me mas vou ter que buscar os meus direitos e acionar a polícia de Desterro de Entre Rios- MG.”

Ou, eu já chegaria aos berros tocando esses vagabundos com o primeiro pau de eucalipto que achasse pelo caminho?

Mas será que antes do confronto eu me armaria, emprestando a pistola Glock do meu amigo Fernando?

O mesmo Rui, que escreve coisas tão sensíveis no seu blog, seria capaz de atirar em alguém que invadiu a sua casa?

Como eu tenho mais de uma casa, não poderia fazer como o Dr Jivago que dividiu a sua casa confortável com os bolcheviques na revolução em 1917?

É, pensando bem, não sou muito diferente de Putin, Francisco Pini ou Claudio Silvestre…

A conclusão que chego, é que em cada ser humano habita uma luta constante entre o bem e o mal. Sendo que os que tem o propósito de evoluir por aqui como eu, tentam por toda a vida deixar o Mr Hyde cada vez mais escondidinho, quase sumido.

Mas é uma luta inglória, porque embora latente, ele estará lá ainda vivo pronto para sair da toca a qualquer momento!

Rui Sergio Tsukuda – fevereiro/22

https://aposenteidessavida.com/

10 comentários em “Putin e o tiroteio no Paraná

  1. Rui, fiquei um pouco reflexivo com sua autoequiparação a Putin. Realmente, todos temos nossos lados sombrios e ruins, mas há uma grande diferença aí, a começar pelas proporções, não é?
    Quantos ucranianos estão morrendo, e com um país todo invadido?! Isso é um absurdo, o que considero diferente de você defender sua propriedade, o Duas Alegrias.
    Sim, o ser humano tem o lado mau e ele precisa de limites, e o Putin tem passado todos eles.
    Parabéns pela crônica!
    Abração, garoto!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Fábio, obrigado pelo seu comentário. Exageros à parte, foi a minha tentativa de mostrar que não é necessário o uso da força para resolver os conflitos, mesmo numa hipotética invasão do Dual Alegrias. E a guerra é uma incoerência com tanta coisa linda que o ser humano produz como as artes e a música, mas é um fato que sempre existiu. E que também, todos temos esse lado sombrio, pouco ou muito, como no caso do Putin , adormecido ou não.
      Rapaz, mudando de pau pra cavaco, tô treinando pro nosso sarau. Falei com a Claudinha, amiga minha e da sua mãe, dia desses para ela ir também. Só que ela já adiantou que não vai cantar… apesar de fazer aula de canto! Vai entender , né? abraço

      Curtido por 1 pessoa

  2. Grande Rui! Entendi o que quis dizer, só quis reforçar que as ações do Putin estão colocando-o num lado que deve ser totalmente recriminado e contrariado né?! Com o que já conheço de você, por mais que todos sejamos humanos, certamente você sede muito menos ao mal que o presidente russo, hehe.
    Agora você me deu uma notícia ótima, hein?! Vou ver se pego um pouco o violão também.. coitado, o Tom, como o batizei, anda meio de lado. E esse sarau vai rolar aqui em Londrina?? Não sabia que a Claudinha tava fazendo aula de canto, muito massa! Mas sendo assim, nada mais justo que ela entrar na dança ou no canto conosco, né?! hehehe
    Abração pra você!!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Fábio, Putin é louco e sanguinário, mas o Zelensnki é muito irresponsável também. Ninguém visita favela no Rio com carro de luxo … Apesar do direito da Ucrânia entrar na UE ou Otan .
      Mas o mundo é desigual , veja o 5G … Os EUA não deixaram a China colocar o 5G no Brasil.
      Sobre o sarau vai rolar em Londrina na sua casa , cê num sabia não ? Hehehe
      Fica mais barato só eu me deslocar até aí
      Abraço 😚

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: